PRODUTOS E SERVIÇOS A

PRODUTOS E SERVIÇOS B

Para participar solicite acesso via e-mail, watsapp ou telefone localizados na coluna ao lado em "CONTATO"

JUSTIFICATIVAS




SOBRE A NECESSIDADE PREMENTE DE UMA INTEGRAÇÃO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICA EM FUNÇÃO DE RECONSTRUIR A "IDENTIDADE" SERRANENSE, PARA SE ATINGIR O DESENVOLVIMENTO PLENO DO MUNICÍPIO.

Penso que um bom tema para discutir e profundar dentro deste FÓRUM CULTURAL DE SERRANA, é a questão de transformar nossas ações culturais numa ferramenta para efetivo EMPODERAMENTO e ENRIQUECIMENTO humano. A ARTE é um contraponto à todas as ciências e filosofias humanas, o que permite espelha-las e assim fazer desenvolver, através de um acurado senso crítico, porções do cérebro não desenvolvidas por estes recursos.


DESEQUILÍBRIO NÃO É PODER
RIQUEZA e PODER segundo nossa sociedade MONETARISTA se obtém com o desenvolvimento VERTICAL de nossa mente, em apenas um aspecto, normalmente a habilidade de acumular VOLUMES de capital. Mas se desenvolver somente num aspecto não é qualidade, é defeito incapacidade.  Se o atleta desenvolve apenas uma parte do corpo, torna-se um acidente ecológico, como na figura ao lado. Por mais que pareça socialmente bem sucedido, o indivíduo terá graves inseguranças em outras áreas não desenvolvidas.

O desenvolvimento pleno da nossa inteligência, deve proporcionar o enriquecimento pessoal-social-cultural-político-ecologico-conômico, etc., e para isto é necessário autoestima, autovalorização e autoconfiança, o que só pode ser obtido com profundo autoconhecimento, que por sua vez só se desencadeia com riqueza cultural. Quem tem dinheiro pode contratar um psicólogo para ajudá-lo a aprender a pensar, mas isto pode ser feito sozinho, adquirindo-se cultura.

Isto significa verdadeiramente ter PODER. Poder real não é poder sobre os outros, como no caso dos "mentalistas", arte que se baseia em mentir, iludir, ludibriar, enganar, etc. PODER REAL é poder sobre si mesmo. Ser o único e exclusivo dono do seu mundo interior. Entre outras coisas significa se livrar definitivamente de todo e qualquer tipo de medo, temor, culpa, cobrança, ou DEPENDÊNCIA psicológica. Ao contrário do que possa parecer, resulta em se tornar verdadeiramente sensível, afetuoso, compassivo e consequentemente LIBERTAR O POTENCIAL PLENO DA SUA INTELIGÊNCIA.



COMO FAZER:


Se eu me tornar uma pessoa INTELIGENTE, SENSÍVEL e emocionalmente tranquila, SEGURA, madura, vai ficar muito mais fácil conquistar o que minha AMBIÇÃO determinar.

Vai dar muito trabalho? Talvez! Mas com certeza vai ser muito mais fácil do que se tornar um "mentalista". E o importante é que esta sensibilidade EMPODERADORA é algo que não depende de esforço.
ESFORÇO
Aprendi com um economista que para ter sucesso nos tempos atuais é necessário ter "T.E.D.", ou seja TEMPO, ENERGIA e DINHEIRO.

A solução desta equação começa com parte da ENERGIA. O ser humano é um ser movido pelo emocional e pela PAIXÃO. Se tenho minha parte emocional bem resolvida, estou livre para exercitar a paixão. Os conflitos emocionais inconscientes condicionados, que dominam o cerebral, dividem, fragmentam enfraquecem, gastam energia vital. A paixão é o motor que produz energia. Não há como escapar disto. Por isto, no meu entender, AMBIÇÃO para mim só se conquista com PAIXÃO.

TEMPO é uma questão de ORGANIZAÇÃO. Organização tem as mesmas raízes que as palavras  órgão, organismo, orgânico. Ou seja natural. Quando estamos livres para sermos movidos por paixão, uma ordem natural nasce dentro da gente. Quando não temos mais motivos para mentir para nós mesmos, por que não temos medo, acreditamos em nos mesmos e em nossos sonhos, tudo a nossa frente estará claro.

DINHEIRO é uma questão de CRIAÇÃO. Criatividade só é possível quando nossa mente está límpida, tranquila, organizada, cheia de energia.

Para conquistar este "status" é necessário AUTOCONHECIMENTO. O ser humano é um universo de POSSIBILIDADES INFINITAS como comprova a física quântica. Tenho então que conhecer todos estes POTENCIAIS para poder usá-los...

...Mas infelizmente a nossa mente veio sem MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Entretanto o manual do usuário está inteiramente disponível na "mente coletiva". O psiquiatra Carl Jung descobriu que a nossa mente individual, está ligada a mente de todos outros seres humanos através do "inconsciente coletivo". Não há nada de sobrenatural nisto. Este "inconsciente coletivo" é tão verdadeiro e poderoso, que se materializou há algumas décadas atrás, no fenômeno chamado de "internet". A informação deixou de ser propriedade exclusiva e escassa e passou a ser democrática, abundante, coletiva.




Desde 2003, ano em que me mudei para Serrana, ouço os comerciantes locais se queixarem que seus potencias consumidores, preferem fazer compras em Ribeirão Preto do que na cidade. Entretanto são pouquíssimos os empresários que investem, no bem de maior valor que tem a oferecer: O SER HUMANO. Tanto nos seus "CLIENTES EXTERNOS" quanto nos "CLIENTES INTERNOS".

Resumindo: EM GERAL O ATENDIMENTO É MUITO PRECÁRIO!

Para mudar isto o custo e o trabalho são bem pequenos. Ironicamente foi necessário que o notável cidadão Abraham Maslow, da Rússia comunista, viesse aos Estados Unidos, capitalista, ensinar como administrar melhor uma empresa.  Resumindo, falando em linguagem leiga, Maslow demonstrou através de seus diversos experimentos, que a ATENÇÃO, no mundo dos negócios, move montanhas.

Dar ATENÇÃO, tanto aos funcionários quanto aos clientes, pode mudar muito a realidade de uma empresa.

Isto reporta ao AUTOCONHECIMENTO que falei acima. Ver e ser visto.

VER E SER VISTO
Sabe a medicina moderna, que percebemos o mundo 90% através da visão. Se eu não vejo, não reconheço o cliente imediatamente quando ele entra em meu estabelecimento, significa que eu reduzi em 90% a possibilidade de conquistá-lo.


Os meus funcionários e clientes são o espelho de mim mesmo. Se posso me ver neles, posso aprender, me autoconhecer e aprimorar meu trabalho. Isto significa conquistar autoestima, autovalorização e autoconfiança.

A intenção, usando o FÓRUM CULTURAL DE SERRANA como ferramenta, é mostrar o quanto a arte, a cultura podem alavancar a economia. É o que países mais desenvolvidos chamam de ECONOMIA DA CULTURA. Se há uma crise econômica o motivo é o desenvolvimento vertical de nossos potenciais. Este divórcio entre estes dois fatores.

Se empresários e artistas despertarem para esta oportunidade poderemos criar várias possibilidades de desenvolvimento e crescimento ECONÔMICO-CULTURAL. Treinar empresários e funcionários com os recursos da arte.


Wagner Nogueira
Serrana, 15 dejaneiro de 2017

MTB 0070585/SP

Artistas, Grupos, Empreendedores culturais e interessados devem enviar informes para serem incluídos aqui. Endereço em "CONTATO" na coluna ao lado.

HISTÓRICO