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CULTURA & EDUCAÇÃO

LEMBRA DOS ANÕES DO ORÇAMENTO?



Aqueles que roubaram mais de 100 milhões de reais (convertidos para o valor atual) dos cofres públicos, EM PLENA DITADURA MILITAR e naturalmente em CUMPLICIDADE com ela. Dinheiro usado para eleger quem de interesse deles (os milicos claro)


Pois é, da mesma forma temos nossos ANÕES CULTURAIS, que TRAVESTIDOS de artistas populares se rendem de amores à cultura estrangeira, que enrustidamente se infiltra na nossa com a intenção de destruí-la. O resultado é a completa dessensibilização da população com relação ao que é típico brasileiro e a banalização do sentido ou função da arte brasileira, que passa a ser produto sem valor. Assim o que era antes música vira poluição sonora, pois não se distingue qual a natureza, raiz, nacionalidade do produto auditivo. O povo gosta e é claro, tudo é apenas uma questão de gosto, com o que concordo plenamente, bem como a miséria, a escravidão, a ignorância são escolhas.




VOCÊ SABE O QUE É ANALFABETISMO FUNCIONAL?


COMUNICAÇÃO É FALAR A LÍNGUA DO INTERLOCUTOR

Quem é professor sabe muito bem. Quando ando pelas ruas da cidade e me deparo com jovens e crianças, ao ouvir um pouco de suas falas, percebo claramente que este fenômeno, totalmente visível, afeta a grande maioria deles. A culpa é dos professores? Claro que não. A CULPA É ANTES DE TUDO DOS PAIS E DA INSTITUIÇÃO. A tal cumplicidade entre o DOMINADOR e o DOMINADO. Um dia a violência que já existe no ambiente escolar vai se exacerbar e sair do controle, como já aconteceu com as drogas e o crime organizado.


Mas afinal de contas, o que é ANALFABETISMO FUNCIONAL? Com um pouco de convivência com os citados jovens e crianças se percebe que, embora com restrito vocabulário, NÃO ENTENDEM O SENTIDO DAS PALAVRAS, não sabem construir raciocínios usando-as, construindo com elas degraus que as levem a pensar. NÃO SABEM PENSAR, nem para que serve isto e tem raiva de quem sabe. Ser “bronco” é um status entre eles, por isto adotam o “bulling”, que é uma forma de “zoar” com quem é diferente e não se enquadra em seus estritos limites. Esta é também a razão do “trote” universitário, que é uma forma de receber os “trouxas” que pagam pelo ensino gratuito através de pesados impostos e ainda tem que competir para usufruir do que seria do seu natural direito, pagar de novo ou pagar duas vezes pelo mesmo benefício.


Voltando ao ANALFABETISMO FUNCIONAL. Seus portadores são entendidos como aqueles NÃO SABEM INTERPRETAR as linguagens que veem e ouvem. Nem linguagens verbais, nem visuais, nem auditivas, nem olfativas, nem palatais e muito menos sensoriais. E lembrando que o sensorial está muito perto do sensual. Resumindo, não tem NENHUM SENSO CRÍTICO! São CASTRADOS sensitivos! São EUNUCOS CULTURAIS.

Alguém ensinou isto a eles e os ensinou a ser assim. São VALORES escolhidos e cultivados. Ora, não há como negar que isto não é uma questão instrucional, o que é função da escola, já que educação se dá em casa, mas sim uma questão CULTURAL.


Como é possível que sendo os pais completos ANALFABETOS FUNCIONAIS AUDITIVOS, ensinem aos filhos nuanças musicais. A língua é uma melodia, ou deveria ser. Já disse musicalmente Caetano, “ milha língua é minha pátria”! Se os pais ouvem e gostam de lixo cultural auditivo, introduzido em nossa arte pela cultura estrangeira, transmitem isto aos filhos. Subliminarmente estão ensinando a desvalorizar o que é nosso, rejeitá-lo, desvalorizá-lo e valorizar a cultura do dominador. Só que a nossa linguagem cultural base não mudou, não pode ser arrancada, bem como não se pode arrancar a pele dos escravos africanos. O único que conseguiu foi Michael Jackson que adquiriu um tipo de virtiligo controlado que o fez ficar branco. Como ninguém mudou sua própria língua do português para o inglês do dia para a noite, o que era brasileiro permanece misturado com o estrangeirismo, o que resulta em confusão e “estrume cultural”.


Nossa PROPAGANDA VOLANTE não é DOCE E CONVIDATIVA como poderia ser.



Este embotamento auditivo é tão grave, tão absurdamente grave, de fato uma doença social, que a prova desta deformação que nos tem ocorrido, pode ser constatada por qualquer um, em qualquer esquina da cidade, quando se ouve o ensurdecedor “tuning” dos carros dos nossos “agro-bôis” (em inglês seria boys). O limite tolerado pelo ouvido humano é de 50 decibéis. O som destes veículos chega ao dobro deste limite. O que significa isto? Note-se que nenhum deles está ouvindo música clássica, ou música brasileira de qualidade e sim lixo auditivo. Não há como negar que é uma atitude bastante agressiva, posto que o som é colocado em tal volume, propositalmente para ensurdecer os transeuntes. Ora se o indivíduo foi ensurdecido culturalmente com lixo cultural de grosso calibre, é natural que queira se vingar, ensurdecendo igualmente da mesma forma os outros. É uma atitude delinquente, própria do banditismo.


É comum na nossa cultura querer ser rico e bem sucedido, só financeiramente. Se nós queremos de fato ficar ricos, é muito simples. Como não dá pra eliminar os “vampiros que nos parasitam” extraindo através da nossa jugular-cultural nossa riqueza econômica, o que temos que fazer é tirar nosso pescoço da boca deles. Temos que rejeitar com veemência lixo cultural imposto pela industria midiática. Valorizar o que é nosso e comercializar este produto brasileiro. Exportá-lo para o mundo. Isto é um só conceitos mais avançados de ECONOMIA-DA-CULTURA. Já que somos tão afeitos aos estrangeirismos, devemos adotar este que é estudado e praticado principalmente pela Inglaterra e China.


Se libertar do domínio cultural estrangeiro, que leva a dependência e exploração econômica, depende portanto de AUTOESTIMA, AUTOVALORIZAÇÃO E AUTOCONFIANÇA pessoal e isto não se ensina com conteúdos escolares. Isto é que é educação. É a única forma de cidadania possível. Isto só se ensina com ARTE.




Wagner Nogueira

MTB 0070585/SP



Serrana, 016/012/19

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